OLÁ, SEJA BEM VINDO!

O SÓCIO EM 1° LUGAR!

PLACAR DO JOGO

DÊ O SEU PALPITE PARA O PRÓXIMO JOGO DO INTER

X

Jogo dia / às :

Local:

Refletir e Participar

Publicada em 28/02/2018

Sócio Colorado!

No dia 23 de fevereiro, o nosso grupo de associados - SÓCIO DELIBERATIVO -, protocolou propostas de emenda de alteração do Estatuto do Sport Club Internacional (SCI) que ocorrerá neste ano de 2018, junto à Secretaria do Conselho Deliberativo (CD) do Clube, voltadas à maior participação e inserção dos associados nas questões decisórias do Clube, preocupado com a histórico recente da condução política do SCI.

Destacamos, em particular, cinco propostas, com suas respectivas justificativas.

1) Cláusula Zero

Atualmente o Estatuto do SCI prevê que para alcançar representação no CD uma chapa deve obter, no mínimo quinze por cento do total dos votos válidos! Essa cláusula de barreira é injusta e ultrapassada para eleição dos conselheiros. O que podemos ver considerando que somente na Eleição de 2016, do número total de votantes de 13.984 associados, 4.977 votos totalmente desconsiderados, pois as chapas que receberam estes votos não elegeram candidato algum, o que levou ao Conselho Deliberativo do SCI 57 conselheiros, sem voto do Associado.

A exclusão da cláusula de barreira irá reparar uma afronta ao direito de escolha de representação, um artifício excludente do direito de participação do associado. O processo não é democrático e significativa parcela dos associados é alijado do processo no qual tem direito de participar. Com a cláusula zero cada chapa terá tantos Conselheiros eleitos quanto forem seus os votos válidos, proporcionais à totalidade dos votos válidos, recebidos pela mesma na votação.

2) Eleições para Presidente

Atualmente, o Estatuto do SCI indica que compete ao Conselho Deliberativo indicar, em votação secreta, em primeira etapa, duas das chapas inscritas para a eleição dos integrantes do Conselho de Gestão do Clube, ou seja, o associado é constrangido a escolher apenas entre duas chapas indicada pelo CD, mesmo havendo 3 ou mais chapas, sendo negado ao Sócio o direito de optar entre um número maior de chapas com maior representatividade dos associados que são o alicerce e a mola propulsora do Clube. A nossa proposta inclui a ampliação da participação do sócio, nas eleições, pois uma chapa com apoio de uma quantidade expressiva de sócios adquire o direito de concorrer no pátio, mesmo que não indicada pelo CD, fazendo com que a participação dos sócios neste processo ganhe efetivamente representatividade.

Assim, a proposição é de que o CD indique, em votação secreta, em primeira etapa, a totalidade das chapas inscritas que obtiverem no mínimo 20% dos votos dos Conselheiros presentes à Eleição, desde que nenhuma delas tenha obtido número de votos igual ou superior a oitenta por cento dos votos dos presentes, ou ainda a chapa que conseguir a assinatura de pelo menos 250 associados aptos a votar na Eleição para o Conselho de Gestão.

3) Conselho de Gestão

Conforme o Estatuto do SCI (Art. 36), o Clube será administrado por um Conselho de Gestão, composto por cinco integrantes, todos Conselheiros: o Presidente do Clube, o Primeiro Vice-Presidente e o Segundo Vice-Presidente eleitos, e o Terceiro Vice-Presidente e o Quarto Vice-Presidente, serão indicados pelo Presidente eleito em até cinco dias, contados da eleição.

A proposição da alteração neste artigo possui dois vieses claros: o primeiro, na eleição de todos os componentes do Conselho de Gestão e não somente de três, pois é um direito do sócio saber efetivamente quem irá representa-lo na gestão, sem surpresas posteriores; o segundo,  trazer a obrigatoriedade de que o 3° e o 4° Vice-Presidentes sejam escolhidos entre sócios normais do Clube, que não estejam atuando no Conselho Deliberativo, dando ao sócio do Clube a possibilidade de participar da gestão, mesmo que não tenha tido interesse na participação deliberativa do mesmo, aumentando assim a participação do sócio nos destinos do Clube.

4) Eleições Consulares 

O SCI possui muitos consulados que atualmente são utilizados como "currais eleitorais" com troca de favores entre os gestores que elegem os cônsules e estes, que tendo sido escolhidos pelos gestores, trabalham para os mesmos nas eleições, a fim de manterem seus "status quo".

A proposição da alteração estatutária, promovendo a eleição de cônsules entre os sócios do Inter em cada base consular com mais de 40 sócios, fará com que os eleitos, passem a atuar de forma mais concreta para o SCI como instituição e não para pagar favores ao gestores que os elevaram a condição de cônsul, além de, ao ser necessário o voto de associados ao Clube, o candidato fará o máximo para que os sócios de suas bases estejam efetivamente engajados nos Consulados e nos serviços a serem prestados ao Clube. Para os consulados com menos de 40 sócios em suas bases, está prevista a indicação do cônsul pelo Conselho de Gestão, com aprovação do CD, por maioria simples.

5) Remuneração de Dirigentes

Considerando que o Cargo de Presidente, Vice-presidente do Conselho de Gestão e Vice-presidentes especialistas são cargos, ou eletivos ou cargos de confiança do Conselho de Gestão, sendo, portanto, cargos políticos, e são necessariamente ocupados por sócios do SCI, ratifica-se a disposição de que não poderão receber remuneração, pois o Estatuto do SCI em seu artigo 81 proíbe a remuneração de sócios nestes cargos.

Ademais, é necessário incluir no caput do artigo 51, que define a competência dos executivos remunerados, os entes (diretores, coordenadores e superiores) que podem ser remunerados.

O conjunto das propostas apresentadas pode ser acessado através do link que segue: http://bit.ly/2EZM06X


É importante que nós, associados, monitoremos o tratamento que será dado a estas pautas, pois todas elas valorizam e integram, literalmente, o sócio colorado como protagonista nos processos decisórios do Clube. Um grande número de associados está cansado de apenas pagar a mensalidade e não poder decidir de fato aquilo que é relevante no Clube.

Convidamos você associado a nos apoiar nesta causa e contribuir neste necessário processo de mudança no Clube.


O SÓCIO EM 1° LUGAR.

MOVIMENTO SÓCIO DELIBERATIVO.

#msd #sociodeliberativo

Fonte: Sócio Deliberativo

Atendimento via WhatsApp