OLÁ, SEJA BEM VINDO!

O SÓCIO EM 1° LUGAR!

PLACAR DO JOGO

DÊ O SEU PALPITE PARA O PRÓXIMO JOGO DO INTER

X

Jogo dia / às :

Local:

Histórico

O MOVIMENTO SÓCIO DELIBERATIVO surgiu em 2015, a partir da articulação de sócios colorados que discordavam de algumas práticas continuístas que se consolidaram na gestão do Clube, com o apoio dos seus grupos políticos de sustentação.

Com data de fundação em 05 de maio de 2015, o Sócio Deliberativo tem como finalidade principal trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento do Sport Club Internacional (SCI). O Sócio Deliberativo almeja eleger conselheiros e gestores para o Clube, que exerçam os seus mandatos com excelência, modernizando os processos e as normas internas do SCI, para que o sócio exerça o seu papel de alicerce e força propulsora do Clube.

Já em sua primeira iniciativa, em junho de 2015, o Sócio Deliberativo agiu no sentido de dar ao sócio e torcedor colorado o direito de participar da escolha dos colorados a serem homenageados com os nomes das ruas "A", "B" e "C" no entorno do Beira-Rio. Neste sentido, promoveu-se um abaixo-assinado, colhendo assinaturas no pátio do Gigante, antes da partida contra o Santos.  “Não seja apenas contemplativo, venha ser Sócio Deliberativo” foi a expressão utilizada na divulgação do projeto. A iniciativa recolheu mais de 4,5 mil assinaturas e foi apresentada na Câmara de Vereadores.

Ainda em 2015, diante de um cenário de escassas conquistas, o Sócio Deliberativo desejava chegar à Presidência do Inter, com “ideias para um Inter Campeão em tudo”, destacando temas relacionados à participação do sócio, à profissionalização dos trabalhadores, à formação de atletas, ao equilíbrio financeiro, entre outros, para que o sócio assumisse o comando, projetando para o futuro uma equipe de ponta, sim, mas para que o Inter fosse campeão em tudo.

Em 2016, o Sócio Deliberativo acompanhou de perto diferentes questões de interesse do sócio colorado, de modo particular os debates e os encaminhamentos relativos à Reforma Estatutária, posicionando-se contra retrocessos como a limitação das chapas presidenciais, a escolha de dois integrantes pelo presidente para o Conselho de Gestão, a cláusula de barreira em 15% e a inexistência de eleição nos consulados. Para dizer “sim” à voz do Sócio era necessário dizer não à reforma do Estatuto.

No segundo semestre de 2016, as atividades foram intensificadas, em vista da composição de uma chapa para eleição de novos associados que nunca fizeram parte do Conselho Deliberativo do Clube (CD), com o objetivo de renovar o quadro de conselheiros do Inter, mesclando novas práticas e experiências de modo a cumprir o objetivo de oxigenar o CD.

As principais bandeiras do Sócio Deliberativo, como verdadeira representação dos sócios no CD, foram sistematizadas nas proposições e/ou disposições para: incluir os sócios nos processos decisórios do Clube; eleger para o CD novos sócios em vista da sua renovação; proporcionar espaço de participação para os sócios colorados com desejo de integrar o pleito para o CD; cláusula zero para as eleições do CD; eleições para os consulados do Clube. Destacam-se: CLÁUSULA ZERO; ELEIÇÕES NOS CONSULADOS; PLEBISCITO; MAIOR PODER DE DECISÃO AOS ASSOCIADOS.

Restringido o direito de voto do sócio, sendo negado o acesso ao pátio da candidatura do Sócio Deliberativo, verificando que o direito de 4.977, entre 13.984, foi jogado no lixo na Eleição de 2016, devido à Cláusula de barreira de 15% e à fórmula de cálculo do quociente de votação, os integrantes do Sócio Deliberativo deram continuidade ao trabalho, atuando junto ao CD e à Gestão do Clube, em vista da real e efetiva valorização do sócio, alicerce e força propulsora do Clube, cujo papel e protagonismo devem ser valorizados.

Neste sentido, em 23 de fevereiro de 2018, o Sócio Deliberativo, ao apresentar propostas para a reforma estatutária concernente ao Conselho de Gestão, em atendimento à resolução da CPALER, datada de 19/12/2017, ratificou as proposições apresentadas até então, destacando a importância de fazer do sócio o real e efetivo protagonista no Clube, para que o Internacional siga na senda de vitórias, continuamente ameaçada pelo continuísmo que impede o surgimento de novas lideranças e a oxigenação do Conselho e da Gestão. É necessário mudar, mudando.

Venha fazer parte da mudança, venha ser SÓCIO DELIBERATIVO.

Atendimento via WhatsApp